CEO Global do Grupo MDS, José Manuel Dias da Fonseca recebe prêmio no Brasil como “Personalidade do Ano” 

O CEO Global do Grupo MDS, o português José Manuel Dias da Fonseca, estará no Brasil no próximo dia 22 de novembro para receber o prêmio “Personalidade do Ano” da Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo. A premiação será realizada na Casa Petra, espaço de eventos localizado na capital paulista.

A homenagem reconhece o papel do líder na promoção de negócios e relações entre Portugal e Brasil. As relações comerciais entre os dois países têm crescidos nos últimos anos e, nesse cenário, o executivo e a empresa têm desempenhado um papel bastante relevante.  ”Esse prêmio é uma forma de estreitar os laços criados entre a comunidade empresarial luso-brasileira. Ele tem a missão de homenagear empresas de ambas as nações que apresentam uma trajetória incrível e servem como exemplo nas mais diversas áreas de negócios – como economia, tecnologia, inovação e sustentabilidade”, explica Nuno Rebelo de Sousa, Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil.

“Apesar de ser um reconhecimento pessoal, este prêmio destaca o trabalho desenvolvido por toda a equipa do Grupo MDS e também a confiança dos nossos acionistas, o que tem nos permitido continuar a investir e a crescer, nomeadamente no Brasil, que é, para nós, um mercado estratégico. A MDS tem uma matriz transatlântica, afirmando-se como um broker lusófono com posições de liderança em Portugal, no Brasil e em África”, explica o CEO. José Manuel será homenageado no maior evento anual da comunidade empresarial luso-brasileira.

Sobre sua formação e carreira, o CEO estudou economia na Faculdade de Economia da Universidade de Porto e fez pós-graduação em Administração Pública no Instituto Internacional de Administração Pública, em Paris. Em 1983, entrou no mercado de seguros na direção de planejamento e contabilidade do Banco Português de Atlântico. O executivo não tinha pretensão de ingressas nesse mercado, mas, devido aos desafios impostos na época, acabou se encantando pela área. Em 1997, foi diretor na AICEP, Agência Portuguesa para investimento estrangeiro e exportações, e em 2000 ingressou na MDS, na qual sua dedicação à gestão das pessoas foi a chave principal para os anos seguintes de legado e sucesso.

A MDS no Brasil, é responsável por mais de 3 bilhões de reais em prêmios anuais e emprega cerca de 650 colaboradores. A empresa é um dos cinco maiores brokers de seguros no País. A nível global, a MDS é hoje uma multinacional com presença em mais de 120 países, sendo líder de mercado na consultoria de riscos e seguros.

O Grupo vem expandindo, cada vez mais, a sua presença no Brasil. Em 2020, por exemplo, a empresa adquiriu a Tovese, maior corretora de seguros agrícolas do Rio Grande do Sul, aumentando a presença da MDS no dinâmico setor agrícola nacional. No mesmo ano, ainda adquiriu a corretora de seguros QH Consult, líder na área de educação. Esta estratégia de crescimento já tinha conduzido à aquisição de organizações como a Process, empresa brasileira especializada em seguros de bens e acidentes (P&C) e garantias, e também da Ben’s e da 838 Soluções, consultoras de seguros no Brasil focadas em benefícios flexíveis.

A Câmara Portuguesa de Comércio em São Paulo é uma associação civil sem fins lucrativos, centenária, fundada em 1912. Com mais de 450 associados de ambos os lados do Atlântico, tem como objetivo principal a promoção das relações bilaterais entre Brasil e Portugal.

SOBRE JOSÉ MANUEL DIAS DA FONSECA
José Manuel Dias da Fonseca possui mais de 30 anos de experiência em seguros e gestão de riscos, tendo liderado o primeiro projeto de bancassurance em Portugal, fundado e dirigido uma das primeiras Gestoras de Fundos de Pensões e presidido a Real Companhia de Seguros. Além de Global CEO da MDS e fundador e membro do Conselho de Administração da Brokerslink, Fonseca foi presidente da direção da APOGERIS – Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros – durante mais de uma década. Seu trabalho vem sendo reconhecido e homenageado, ao longo dos anos, com diversos prêmios pelo mundo: em 2018, por exemplo, foi eleito o “Melhor Líder do Ano no Setor da Corretagem” (“Broker Leader of the Year”) pela Federação Europeia de Associações de Gestão de Risco. O CEO também já foi presidente da Fundação da Casa da Música, em Portugal, entre 2006 e 2014, e, atualmente, preside a Casa da Arquitectura no Porto, também em Portugal.

SOBRE A MDS
A MDS é um grupo multinacional de corretagem de seguro e resseguro, consultoria de riscos e gestão de benefícios. É líder de mercado em Portugal, está entre os maiores no Brasil e presente também em Angola, Moçambique e Espanha. Mundialmente, a companhia opera por meio da Brokerslink – empresa fundada pelo grupo e que gere uma rede de brokers presente em mais de 120 países, totalizando cerca de 25.000 profissionais de seguros. Em resseguro, a organização atua no Brasil, em Portugal e na África com a marca MDS RE. A RCG – Risk Consulting Group é a empresa referência em análise de riscos, controle de perdas, plano de continuidade de negócios e Enterprise Risk Management. Por meio da HighDome, uma Protected Cell Company (PCC), o grupo oferece soluções alternativas de transferência de riscos ao mercado tradicional de seguros. Por fim, enquanto as recentes aquisições da Process e da Tovese reforçam a expertise da empresa no setor de P&C e Garantias, aquisição total da 838 Soluções e a compra da Ben’s e da QH Consult reiteram o domínio no segmento de Benefícios Corporativos, Gestão Automatizada de Benefícios, Benefícios Flexíveis e Educação. Para mais informações, acesse nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *