COLETIVO ‘ARTESÃOS DA ESTRADA’ COMPLETA UM ANO DE TRABALHO PELO RESGATE DA CULTURA DA REGIÃO SERRANA DO RIO

O grupo se propõe a divulgar o turismo além da natureza de Teresópolis e região,
 valorizando a produção local e o uso de técnicas sustentáveis para o artesanato de qualidade.

Luminária Dedo de Deus - tela pintada 35x15x15cm R$200.jpgO coletivo Artesãos da Estrada se formou a partir da constatação que a riqueza e diversidade de arte produzida em Teresópolis era ainda pouco explorada. São atualmente mais de 20 artistas que trabalham com técnicas diversas e sempre a preocupação com o meio ambiente. Seus temas remetem à região serrana do Rio, mas também existe a produção de peças de decoração com outras inspirações.

A loja colaborativa instalada no Espaço Vem da Serra, na estrada turística Terê-Friburgo, acaba de completar seu primeiro ano de vida. Nela são encontrados objetos de arte e móveis sustentáveis exclusivos. Para os turistas que preferem comprar pequenos objetos, também há peças utilitárias, como cabides para panos de prato, ou almofadas e luminárias. Há souvenires e presentes para todos os estilos e já estão sendo fechadas novas parcerias, garantindo uma renovação constante nas prateleiras.

A constante renovação dos participantes deste coletivo é vista de forma positiva. Segundo Monica Deluqui, idealizadora do projeto Fator Brasis e uma das organizadoras do grupo, o movimento é parte do formato que adotaram. “O ir e vir é inerente aos processos criativos. Nos interessa fortalecer a criatividade e a autoria das peças. Queremos ser um grupo forte e mais que isso, mostrar para o mundo que além da natureza exuberante, Teresópolis tem também artistas incríveis”, comenta.

Prateleira Mulher de Pedra - em madeira e ferro. 71x25x13cm valor R$120,00.jpegHoje, entre os artesãos, vários são do grupo original, como Marcos Alfredo, que trabalha com reaproveitamento de aço e madeira, Fabiana Kaled, artista plástica ou Adriana Paganote, que faz trabalhos em crochê com lacres. Outros chegaram ao longo do ano, como Dolores Montesó, artesã de bonecos em papel maché e Pillar Herrero, que produz luminárias exclusivas.

Espaço Vem da Serra, onde se reúnem os Artesãos da Estrada, fica aberto regularmente entre quarta e domingo e em horários alternativos pré-agendados para receber grupos. Alguns guias da região incluíram o local em seus roteiros e os turistas só têm elogios a esta opção! O moveleiro e pesquisador de materiais Alexandre Toscano comemora a adesão dos receptivos turísticos da região, reforçando que juntos estão criando formas de se “levar Teresópolis na bagagem”.

Serviço
Espaço Vem da Serra
Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5.
Bairro Albuquerque
Teresópolis
Horários: 4ª a sábado: das 09h às 17h, ou sob demanda.
Telefone: +55 (21) 2644-6365/ 98882.0448
www.vemdaserra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *