Projeto da Taking traz maior agilidade no processo de matrículas da rede Laureate Brasil

Automação de testes do sistema da organização foi feito em horas, o que demandaria semanas para ser realizado

Consultoria, análise, desenvolvimento de scripts de testes em tempo recorde, fácil adaptação ao orçamento do cliente e capacitação do time interno de TI para que o projeto fosse propagado nas demais instituições, foram os fatores que levaram a rede Laureate Brasil a contratar a Taking para a automação de testes do sistema nacional de admissão e matricula on-line.

Antes, as instituições de ensino possuíam sistemas diferentes para captação e matricula online (avaliação dos candidatos, pagamentos, documentações, etc.). “Criamos um sistema nacional e a Taking nos ajudou no projeto e na implementação, com a automação dos testes em tempo recorde de apenas 200 horas, o que levaria meses para ser feito”, avalia o Innovation Manager da Digital Business Platform da Laureate Brasil, Leonardo Matsumota.

O time Digital de TI da Laureate Brasil, liderado por Ícaro Varzoni, Diretor Digital Business Platforms, é responsável pelo desenvolvimento de soluções em larga escala, utilizando SAFe e práticas DevOps para garantir a integração entre os ecossistemas (acadêmico, student acquisition and engagement), as equipes distribuídas e a gestão de releases em produção.

“Utilizar ferramentas como o Azure DevOps e Selenium, entre outros serviços do Portal Azure (Microsoft), foram fundamentais na gestão de projetos ágeis como esse, integração contínua, hospedagem, monitoramento e qualidade das entregas”, afirma Matsumota.

No mundo, a Laureate atende mais de 1 milhão de alunos (com presença em 20 países), sendo mais de 290 mil estudantes no Brasil. Por isso, o sistema de matrículas é bastante relevante e precisa ter alta disponibilidade, sem apresentar erros ou bugs de telas, por exemplo.

Segundo Matsumota, entregar em 200 horas os testes com excelente qualidade a automação em massa, incluindo a verificação de erros significativos no ambiente de produção, foi um grande diferencial da Taking. “Estendemos esse projeto para o planejamento acadêmico da matriz de horários dos cursos também, tamanho o sucesso da automação de testes”.

Nesse projeto, o desafio da Taking – especializada em Consultoria de Negócios, Tecnologia da Informação e Digital, foi indicaro procedimento mais adequado, que utiliza a metodologia Ágil.

“Participamos de todo o processo, desde a análise, elaboração, construção junto à área de TI, treinamento e capacitação dos profissionais para a qualidade e manutenção dos testes nas demais unidades”, detalha Marco Romero, VP Comercial da Taking.

Agora, o sistema segue em testes contínuos e automatizados. E, caso haja qualquer evidências de falha, a equipe de TI da Laureate Brasil é alertada automaticamente, podendo corrigir rapidamente, achando o problema e resolvendo, por meio da automação de testes com robotização.

“A Taking é um parceiro importante na construção das Squads. Conseguimos feedbacks mais rápidos, menor tempo de entrega e de erro, chegando aos usuários finais com maior eficiência”, completa Matsumota.

Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 60 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 20 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em:  www.laureate.net.

Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, mais de 290 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial:

Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo

Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte);

Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter);

Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade

Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM);

Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD

Laureate.

Taking

Há 25 anos no mercado nacional, a Taking é uma empresa especializada em Consultoria de Negócios, Tecnologia da Informação e Digital, orientada ao gerenciamento tático. O amplo portfólio de soluções tem como principal objetivo auxiliar os clientes a atingirem a excelência operacional e o máximo desempenho nos negócios e resultados.

A Consultoria conta com mais de 60 clientes e 320 colaboradores. Em 2017, a empresa obteve um crescimento de 25%, em relação ao ano anterior. Com novo posicionamento no mercado, que inclui o aumento e a reformulação da oferta de soluções, a Taking tem como meta para 2019 se consolidar no médio porte.

Mais informações, acesse: www.taking.com.br

Redes sociais:

FB: @takingconsultoria

Ig: @taking.consult

IN: taking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *