Fintech do interior de São Paulo busca desburocratizar serviços bancários e essenciais para classes mais baixas

Por meio de um único totem de autoatendimento, PARÇA permite de recarga de celular e até o parcelamento de contas

Serviços bancários e essenciais, que deveriam ser algo simples, se tornam muitas vezes atividades complexas rodeadas de burocracia.  A fintech PARÇA tem o objetivo de mudar essa realidade. A empresa reúne em um único lugar, serviços simples e muito utilizados pela população, de modo prático e acessível a todos.

“Existe hoje uma complexidade com atividades simples que afetam principalmente a população menos favorecida. O desemprego do país agrava mais ainda essa situação. Por isso criamos o PARÇA, para ajudar um público que para realizar serviços essenciais, enfrenta uma série de empecilhos por conta da burocracia”, explica Antônio Brizoti, Diretor Executivo da fintech.

 Por meio de totens de autoatendimento, a empresa oferece serviços de recarga de celular, pagamento de boletos, contas de consumo, tributos municipais, estaduais e federais, consulta de CPF e CNPJ e verificação veicular completa.

“Atividades que você teria que tirar um dia inteiro para realizar, agora você pode fazer em um lugar, levando apenas alguns minutos, o que proporciona uma solução de problemas e economia de tempo”, diz Brizoti.

Outro serviço exclusivo do PARÇA é a possibilidade de parcelamento de boletos com o uso de até quatro cartões de crédito. A empresa cobra juros abaixo da média de mercado e uma taxa de serviço de R$3 para realização dessa função, que busca auxiliar o pagamento de contas daqueles que nem sempre possuem recursos integrais.

“O público menos favorecido, conhecido pelo rigor com que cuidam de seus nomes, já merecia que alguém se aproximasse oferecendo suporte para a reorganização das finanças pessoais e uma infinidade de outros serviços. Criamos a possibilidade de parcelamento de qualquer boleto, através dos totens, além da alternativa de pagamento com o uso de até quatro cartões. Queremos auxiliar as pessoas que lutam para manter suas contas em dia”, diz Brizoti.

A empresa opera no modelo de franquia, no qual o franqueado é responsável por prospectar novos estabelecimentos para receberem um totem PARÇA. Ele deve prestar todo o suporte que o equipamento exige como troca de bobina da impressora e higienização. O franqueado recebe uma comissão em cima de todos os serviços realizados pelo público por meio do totem PARÇA.

“Quando usamos a palavra ‘democratizar’, vamos além do atendimento ao usuário e abrimos oportunidades para empreendedores que passem a ser nossos franqueados, num esforço de agilizar a expansão da marca pelo Brasil. Formaremos uma grande rede de parças, selecionando investidores que se tornem franqueados da marca”, diz Brizoti.

A fintech escolheu a cidade de São José do Rio Preto para dar início às suas atividades. A empresa realizou um estudo, com o uso de um software de geolocalização, que apontou as principais características da população e do comércio local e, com isso, optou pela cidade como piloto das operações que devem se expandir para todo o país.

“Escolhemos São José do Rio Preto por dois motivos, primeiro por ser uma cidade que tem um potencial econômico extraordinário e as classes B e C representam 82% dos rio-pretenses. São 50.266 domicílios classificados na faixa de renda da classe B e 83.270 na C, respectivamente 30,9% e 51,1%. Portanto, uma cidade que tem o perfil ideal para uma franquia PARÇA.  O segundo motivo é por ser uma cidade que tem uma história de sucesso no franchising. Desde os anos 90, o setor de franquias tem uma fatia importante na economia e arrecadação do ISS para o município”, explica Brizoti.

Os primeiros totens PARÇA já estão em operação. Um está instalado dentro do Shopping Cidade Norte e outro na Drogaria Poupaqui, na Avenida Alfredo Teodoro de Oliveira. A fintech espera implantar mais 160 totens de autoatendimento pelo país ainda este ano e gerar uma movimentação de mais de R$20 milhões.

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