SAIBA COMO USAR A AROMATERAPIA A SEU FAVOR

Bem-estar físico e mental: esse é o objetivo da aromaterapia, técnica francesa que data da década de 20 e envolve o uso de óleos essenciais, extraídos de vegetais. Seu uso é múltiplo: para deixar o lar mais harmonioso; trazer maior concentração no ambiente de trabalho; aumentar a qualidade do sono, dentre outros.Mas a quem se destina?

De acordo com Danielle Vilela, terapeuta da Aroma de Flor Terapias Alternativas, a aromaterapia é indicada para qualquer indivíduo que busque um melhor equilíbrio, contemplando todos os aspectos da saúde: físico, psicológico, emocional e espiritual.

“A técnica utiliza óleos essenciais extraídos de folhas, caules, flores, talos e resinas de plantas medicinais. Ela é aplicada a partir de uma avaliação holística e ajuda no tratamento de problemas físicos e psicológicos, auxiliando na busca do equilíbrio e da saúde”, explica a terapeuta.

Quando inalado, o óleo atinge regiões do cérebro ligadas a memórias olfativas e emoções, como o sistema límbico. Danielle esclarece que o tratamento não substitui qualquer outro receitado por um médico ou outro profissional da área de saúde, mas entra como um complemento, promovendo a melhora de algum mal ou aumentando a qualidade de vida do indivíduo.

Além disso, é importante consultar um profissional da área antes de administrar um óleo essencial em si ou em algum ambiente. “É preciso ter uma visão completa do quadro do paciente para se receitar o óleo correto e a forma de aplicação: inalação, creme hidratante, color individual ou outras formas.

Segundo a especialista da Aroma de Flor, outras maneiras de se beneficiar da aromaterapia são banhos de imersão, compressas, escalda-pés, gargarejo e vaporização.

Veja alguns óleos e suas aplicações no dia a dia

Lavanda: possui poder sedativo e calmante. Quando misturada à manjerona, essa atuação é potencializada.

Camomila: combate o estresse

Canela: tem poder afrodisíaco, atuando no sistema glandular. Se usada em forma de aroma para um ambiente, deixa o mesmo mais aconchegante.

Pinho: além de seu cheiro característico de floresta, é antisséptico e desinfeta o ambiente e o corpo.

Eucalipto: ajuda na concentração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *