Ozonioterapia traz benefícios durante o tratamento de câncer de mama

O tratamento com ozônio medicinal – também conhecido como Ozonioterapia – foi desenvolvido na Alemanha no final do século XIX e está disponível em cerca de 50 países em todos os continentes.  A Ozonioterapia utiliza uma mistura de gases – oxigênio e ozônio – produzido por um equipamento denominado gerador de ozônio medicinal. O aparelho gera uma descarga elétrica sobre a matéria-prima que é o oxigênio puro medicinal, separando as moléculas de oxigênio (O2) e produzindo ozônio medicinal, que é coletado numa seringa e pode ser utilizado de diversas formas. É uma técnica segura e com efeitos colaterais mínimos, podendo ser aplicado em todas as faixas etárias.

Segundo a Dra. Maria Emilia Gadelha Serra presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM), durante o tratamento oncológico, o ozônio medicinal ajuda a construir um ambiente que melhora o sistema imunológico, preserva as células saudáveis e colabora para melhorar o resultado da radioterapia, uma vez que diminui a baixa de oxigenação dos tecidos. Outros pontos importantes: faz controle de dor oncológica, ajusta alterações metabólicas de diversos órgãos, além de diminuir os efeitos colaterais observados durante a quimioterapia, sendo um importante coadjuvante em ajudar a controlar náuseas, vômitos, infecções oportunistas e úlceras bucais. É relatada também melhoria da qualidade de sono, de cicatrização de feridas (nos casos de complicações cirúrgicas) e recuperação mais rápida dos cabelos ao final do tratamento, o que ajuda a melhorar a auto-estima das pacientes. Um estudo italiano demonstrou alívio da fadiga oncológica, com otimização da sensação de bem-estar em pacientes portadoras de câncer de mama. É frequente a ocorrência de linfedema nos braços como complicação do tratamento cirúrgico do câncer de mama – a boa notícia é que a Ozonioterapia pode reduzir o volume e a espessura do linfedema.

Em resumo: a Ozonioterapia tem seu papel tanto na prevenção e redução do risco de câncer de mama, quanto durante o tratamento, melhora da qualidade de vida, mesmo para pacientes no final da vida, sem possibilidades de tratamento e na vigência de cuidados paliativos.

Sobre a Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica (SOBOM) www.sobom.com.br

Sociedade formada exclusivamente por médicos com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Ozonioterapia (procedimento que aplica o ozônio medicinal, mistura dos gases ozônio e oxigênio, no organismo) e sua difusão como ato médico de caráter complementar, em todo o território nacional. Defende a prática de forma legal, segura, científica e ética. A entidade busca, por meio de suas atividades, prover informações e atuar na formação de excelência para médicos, com o objetivo principal de melhorar a saúde e a qualidade de vida da população, fim primordial da profissão médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *