Medo da Covid-19 está adiando vários tratamentos: Casos de câncer estão chegando mais graves aos consultórios

 Os pacientes estão chegando ao consultório com suas doenças, especialmente o câncer, em estágios mais avançados, alerta o Prof. Dr. Flavio Hojaij. Isso em função do medo que as pessoas têm de se contaminar com o coronavírus.

Os números não deixam dúvidas. Desde junho, quando o Dr. Flávio retomou os atendimentos normais em seu consultório, ele já realizou cerca de 30 esvaziamentos cervicais (cirurgia para a retirada de linfonodos com metástase de câncer), sendo que em todo o ano de 2019 realizou cerca de dez desses procedimentos. Também foram feitas, nesses últimos quatro meses de pandemia, cirurgias com ressecções grandes, como de mandíbula, laringe e até mesmo doenças da órbita ocular.

“A Covid-19 é uma doença grave, temos que tomar cuidado, mas a gente tem que se proteger também das doenças que não pararam durante a pandemia: as doenças cardiovasculares e as neoplasias. A pandemia tem a sua importância, mas as outras doenças permanecem, vão se agravando e temos obrigação de cuidar do nosso corpo. E as clínicas e hospitais estão preparados para receber os pacientes, dentro de todas as normas, padrões e controles para prevenir a infecção pelo coronavírus”.

O Médico

O Dr. Flavio Hojaij é Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz e Hospital BP Mirante. Foi Professor Visitante do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Foi diretor científico e secretário da SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e atua em campanhas públicas para a população, como o “Programa Corujão da Saúde”, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, quando são operados, em horários alternativos, centenas de pacientes agendados pelo sistema público. Em 2018 sua equipe realizou 97 cirurgias pelo Corujão da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *