“Consultório na Rua” usa fototerapia para tratar pessoas em situação de vulnerabilidade social

Projeto que faz parte do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas, visa melhorar a qualidade de vida de moradores de rua, dependentes químicos e gestantes
 

Melhorar a qualidade de vida e saúde de pessoas em vulnerabilidade nas ruas de Campinas é um dos principais objetivos do “Consultório na Rua”, um projeto que pertence ao Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, que visa ajudar pessoas em situação de risco gratuitamente. Entre os destaques desse projeto está o tratamento de doenças de pele utilizando laser e led.

Em parceria com a Ecco Fibras, empresa especialista em pesquisa e distribuição de laser e led terapêuticos, também de Campinas, a proposta é utilizar a tecnologia da fototerapia para acelerar processos inflamatórios e de cicatrização. “Os tratamentos têm foco em melhorar quadros de dores, inflamações, lesões, traumas, doenças de pele, doenças imunológicas e cicatrização de feridas”, explica o especialista da Ecco Fibras, Lucas Sousa.

Com aplicações diversas, o uso de laser e led proporciona cuidado diferenciado, que geralmente só é encontrado em grandes clínicas. “É fundamental garantir que o paciente em situação de vulnerabilidade tenha uma alternativa eficaz para alívio de dores e o controle das patologias mais comuns nas ruas”, explica Sousa.

“Tanto a equipe, quanto os usuários estão empolgados em utilizar a fototerapia. A gente já vê um avanço no cuidado de um dos pacientes que começou fazer o tratamento com a tecnologia”, comenta a gerente do Consultório na Rua, Alcyone Januzzi.

A fototerapia é feita como complemento das terapias locais, para o controle de patologias comuns no paciente em situação de rua como, psoríase, dermatites e quadros de baixa imunidade. “Este tratamento é mais uma ferramenta de cuidado para estes usuários, proporcionando tratamento indolor e não invasivo. Uma questão que nos agrada muito é a Terapia ILIB, que vai trabalhar sistemicamente com a imunidade destas pessoas, que está deficiente e em muitos casos combinada a lesões de pele e ferimentos”, comenta Januzzi.

Para tratar lesões de pele e feridas, a fototerapia possui diversos benefícios, segundo Sousa. “Laser e led estão associados ao combate dos radicais livres, estimulação da microcirculação e efeitos antioxidantes, estimulam a síntese de colágeno e elastina, potencializando e acelerando o processo de regeneração de tecidos”, diz.

As luzes terapêuticas têm ação fungicida e bactericida, que trabalham a lesão como um todo, tratando a dor, edema, infecção e melhora do aspecto da cicatriz. “Tudo isso com a ausência de efeitos colaterais, ação local específica, baixo custo e grande aceitabilidade por parte dos pacientes”, comenta o especialista da Ecco Fibras, Lucas Sousa.

Sobre a Ecco Fibras

Atuando há 24 anos no mercado, a Ecco Fibras é uma empresa brasileira especializada na produção de equipamentos de fototerapia aplicada à saúde humana. Possui mais de 4 mil clientes no território nacional e exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *