Caminhar proporciona benefícios para a saúde

Por Talita Costa Ferreira – Estudante de Cominação Social – Jornalismo 8 Semestre

 

A medida previne diversas doenças como parada cardíaca, problemas no coração e até diabetes.

 

O sedentarismo continua sendo um grande problema na sociedade atual, afetando 70% das pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Hoje fala-se muito em qualidade de vida, mas será que sabemos o que realmente é uma vida saudável?

   A falta do hábito de praticar exercícios, pode ser um risco para o futuro. Sedentarismo nada mais é que usar a escada rolante, ao invés da escada “normal”, usar o carro para ir ao mercado perto de casa, em vez de fazer uma caminhada ou aproveitar para dar uma volta de bicicleta. Na pesquisa Life Insights, 26,8% das pessoas não fazem exercícios físicos.

Com esses hábitos, não há uma queima de calorias, o principal fator da obesidade, se ingere muita caloria e se gasta quase nada. O indivíduo que não pratica nenhum exercício físico, tem mais facilidade para devolver problemas cardiorrespiratório e circulatório.

Há uma maneira bem simples de se tornar uma pessoa mais ativa, caminhar três vezes na semana por 30 minutos, é uma delas. Conforme o corpo se acostuma, a prática se torna cotidiana. As pessoas sabem que elas têm que se movimentar, porém se continuarem inativos, a saúde pode sim mudar para a pior.

A prática pode se juntar a outros exercícios como a musculação, dança, entre outros, só não pode deixar seu corpo parado. Além da caminhada fazer bem para o corpo, ela também ajuda a mente a ficar mais alerta e melhora o humor.

Caminhar traz benefícios para a circulação, é capaz de reduzir a  pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício, segundo um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto. Além de melhorar o funcionamento dos pulmões, as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão, tornam mais eficientes com as caminhadas, assim, mais impurezas são eliminadas pelo pulmão.

A pratica da atividade em parques, entre as árvores e flores, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo sensação de bem-estar, melhorando o humor e a autoestima. Estar bem consigo mesma é o primeiro fator para ter disposição. A caminhada proporciona uma relação afetiva entre você e as pessoas ao seu redor, que notam suas mudanças.

Conforme você caminha, a insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em uma quantidade maior, durante a atividade, o pâncreas e o fígado são estimulados, devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos, ajudando a combater o Diabetes.

É importante lembrar que é preciso passar por uma avaliação médica, para ter melhores resultados sobre sua saúde e a prática de exercícios físicos. Alguns deles precisam de acompanhamento profissional, como a musculação.

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