Alimentos para manter a imunidade na quarentena

A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus tem impacto na rotina de grande parte da população. Home Office, exercícios físicos em casa, sem esquecer dos cuidados com alimentação para manter uma boa imunidade. Pensando numa alimentação saudável, o nutricionista Leandro Andrade, da equipe da consultora fitness, Vanessa Rangeli, revela os alimentos que merecem maior destaque no momento.

  • Frutas ricas em vitamina C, como limão, laranja, acerola, goiaba, melão, mamão, abacaxi, morango, kiwi, entre outros alimentos como o brócolis, por exemplo. A vitamina C tem função de antioxidante e atua contra os radicais livres, ajudando assim o sistema imunológico.
  • Alimentos ricos em ferro, vermelhas, peixes, beterraba, gema de ovo, cereais, leguminosas, oleaginosas, frutas secas, ostras e vegetais verdes, também são importantes, já que o nutriente é um mineral responsável pelo aumento da hemoglobina no sangue.
  • O licopeno, presente em alguns alimentos de cor vermelha e laranja, como tomate, mamão, goiaba e pimentão, também auxilia na imunidade e combate inflamações.
  • O gengibre também é uma excelente opção: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Combate à proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo, tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Combate os radicais livres, melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.
  • A cúrcuma também entra nessa lista por ser um poderosíssimo anti-inflamatório. Ela pode ser adicionada em diversas preparações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *