Luizinho Lopes lança Varanda: single e Clipe de música em parceria com Vitor Bara  

Para ver / teaser: https://youtu.be/LfdGTUKUvow

Com oito discos lançados e uma trajetória sólida de 40 anos como cantor e compositor, o mineiro Luizinho Lopes lança, no dia 18 de novembro, o single Varanda (selo Pôr do Som), música que inaugurou a parceria com seu filho Vitor Bara. A composição fala poeticamente sobre o cotidiano ao redor, percebido da varanda, pelo olhar de quem está em isolamento social.

A canção, disponível em todas as plataformas digitais, ganhou também um videoclipe de tratamento esmerado, dirigido por Junior Detone, em plena harmonia com sua poesia e melodia que, segundo Luizinho, foram “sublimadas pelo arranjo de cordas criado por Ricardo Itaborahy”.

Varanda foi gravada e masterizada no estúdio Versão Acústica, de Emmerson Nogueira, que fica em São João Nepomuceno, MG, em meio à natureza. No mesmo lugar fora foram captadas as belas imagens do videoclipe, que poderá ser acessado pelo canal do artista, no Youtube, a partir de 18/11.

Luizinho conta que, no início do confinamento imposto pela pandemia do coronavírus, Vítor Bara publicou em sua rede social um poema com “ares de crônica” que falava de um novo significado para a varanda, diante da estranha e nostálgica sensação de viver em quarentena. “Seria um desafio musicar esse poema. Pensei. Além de não termos nenhuma parceria até então, precisaria impor uma melodia a um texto que não nasceu com a intenção da métrica”, confessa o compositor. Sem nada revelar, Luizinho extraiu do texto o que achou ser fundamental à ideia de Bara, fez pequenas alterações para um melhor ajuste à melodia, gravou e enviou para o filho. “De pronto, ele respondeu. E fez algumas sugestões pertinentes que me ajudaram a encontrar a melhor entonação para as frases interrogativas”.

Sobre Luizinho Lopes

Luizinho Lopes (61) nasceu em Pirapora, interior de Minas Gerais. Passou a infância em Leopoldina e mudou-se para Juiz de Fora, aos 13 anos. Ao longo de 40 anos de carreira como cantor, compositor e violonista, gravou os discos Nem Tudo o que Nasce É Novo (1990), Sertão das Miragens (2002), Noiteceu (2008), Luizinho Lopes Ao Vivo – CD/DVD (2014), Falas Perdidas (2016), Pé de Letras (2019) e Dossiê 40. Este último, um álbum duplo gravado ao vivo, em dezembro de 2018, durante show na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora e lançado em 2020, celebrando seus 40 anos de carreira. Em 2015, realizou turnê em Portugal (Lisboa, Porto e Amarante) e Espanha (Santiago de Compostela). Em abril de 2016, representou o Brasil em shows durante o 2º Festival Internacional de Poesia de Lima (Flip Lima), no Peru, onde estiveram presentes mais de 100 poetas do mundo inteiro.

Sua carreira musical teve início, no final de 1970, como integrante do grupo Vértice, formado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o qual participou de vários festivais, conquistando prêmios importantes. Com o fim do Vértice, Luizinho Lopes passou a apresentar-se em trio com a cantora Andréa Monfardini e o percussionista Bré Rosário. Mudou-se para São Paulo, no final de 1986, onde ocorreu o encontro com o maestro Roberto Lazzarini, que se tornou seu  arranjador, posto que, anos mais tarde, seria dividido com Ricardo Itaborahy, o atual diretor musical. O primeiro álbum, arranjado por Lazzarini, só veio em 1990: Nem Tudo o que Nasce É Novo. De volta a Juiz de Fora, iniciou sua nova fase musical com o show Ponha Til no Coraçao. Sua história é marcada por elogios da crítica especializada, shows pelo Brasil, turnês internacionais e parcerias de longa data com artistas e profissionais da literatura e da música. Entre outros projetos musicais que estão em andamento, Luizinho Lopes acaba de lançar o single (e videoclipe) Varanda (selo Pôr do Som), música que inaugurou a parceria com seu filho Vitor Bara.

Serviço

Lançamento – single/videoclipe: Varanda

Artista: Luizinho Lopes

Selo/distribuição: Pôr do Som – www.pordosom.com.br

YouTube: Luizinho Lopes

Em todas as plataformas digitais, a partir de 18/11/2020.

Site: luizinholopes.com.br

Instagram / Facebook: @Luizinholopesoficial

Spotify: https://open.spotify.com/artist/1oRTuboRBLdA6MzURIc4hI?si=PkOk9TEiR9eBLCNdC0CHSQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *