DANIEL CASTELLANI FALA SOBRE PARCERIAS E O CHAMPAGNE NACIONAL

No dia 28 de outubro comemoramos o Dia Mundial do Champagne. O Champagne Day  nasceu nos EUA, idéia do blogueiro americano Chris Oggenfuss, que quis homenagear o vinho dos reis, no dia 23 de outubro, mas o dia Mundial do Champagne  foi definido pelo Gabinete de Comunicação de Champagne (França) no dia 28 de outubro.
O champagne (com c minúsculo), é o vinho espumante elaborado na famosa região francesa de Champagne (com C maiúsculo).
 
No Brasil, é muito comum escrever o termo champanhe para se referir ao vinho que vem desta região. Em 1927, Champagne ganhou o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada). Isto significa que, apenas os vinhos feitos de uvas – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas dentro desta região delimitada e respeitando rigorosos métodos de produção, podem usar o nome champagne. 
 
Para comemorar o dia, Daniel Castellani, fundador do Grupo Castellani, sugere os espumantes Tradicional Brut (Champ. 12m Chardonnay Pinot Noir), Brut-Rosé (Champ.12m Chardonnay Pinot Noir Shiraz) e Unique Extra-Brut (Champ.24m Chardonnay Pinot Noir) todos da Vinícola Velho Amâncio, que podem acompanhar as várias refeições ou comemorações de qualquer dia.
 
Daniel Castellani é CEO do Grupo Castellani, além de Consultor de Alimentos e Bebidas, e especialista em Vinhos e Azeites do Brasil.

Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes e Enófilo pela Associação Brasileira de Sommeliers, é expert em hospitalidade e adora misturar vinhos e boa música. Ele apresenta o Quadro “Vinhos do Brasil”, no Programa BarMPB, todo sábado às 21h, com reprise no domingo, na Rádio Roquette Pinto 94.1FM, onde dá dicas sobre vinhos, espumantes e acompanhamentos. 
 
Sediado na Boa Viagem em Niterói, desde sua fundação em 2010, o trabalho é virtual, mas faz questão de atender pessoalmente seus clientes e parceiros. Entre eles, as Vinícolas Cainelli, Don Laurindo, Valmarino e Velho Amâncio, as quais representa, valorizando o produto nacional. Atualmente conta com a parceria de 10 Vinícolas Brasileiras.
Instagram @grupocastellanibrasil

One Reply to “DANIEL CASTELLANI FALA SOBRE PARCERIAS E O CHAMPAGNE NACIONAL”

  1. Conheci o Daniel Castellani numa das edições do programa Bar MPB, quando ainda era na Antena 1, na Urca. Além dos atributos dele citados na matéria, ele tem, também, os dons da simpatia, da alegria e da leveza, características que o transformam num amigo “de infância” imediatamente, quando o conhecemos! Sua facilidade de comunicação e seu amplo conhecimento da área que abraçou me traz inúmeras ótimas dicas sobre vinho! Seu trabalho dá mais visibilidade a todos os que produzem esse líquido encantado e amplia o público brasileiro, que tem interesse em saber mais sobre vinhos, com a boa informação! Parabéns pela matéria e ao Grupo Castellani!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *