Raíssa Machado: atleta paralímpica, mulher, preta, influencer digital e inspiração para milhares de pessoas

Do interior da Bahia para o mundo, Raíssa tem como propósito ser a melhor do mundo em e ser símbolo de motivação e resiliência

Raíssa Rocha Machado é a definição de inspiração. Aos 24 anos, a atleta paralímpica de lançamento de dardos já traz em sua bagagem conquistas como ouro nos jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru em 2019, bronze no Mundial de Dubai do mesmo ano e o 6º lugar no ranking das Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, segue em fase de classificação devido ao cancelamento dos torneios em decorrência da pandemia covid-19, mas já é apontada como a grande promessa do Brasil na categoria.

Nascida em Ibipeba, no interior da Bahia, e criada em Uberaba – MG – Raíssa tem má formação congênita dos membros inferiores, o que a impede de andar e demanda uso de cadeira de rodas. Tímida e sem vontade de desenvolver suas habilidades físicas, aos 12 anos foi encorajada a praticar ballet, ginástica e iniciar o treino em diversas modalidades do atletismo, onde descobriu o seu talento para o lançamento de dardos.

“Eu fui teimosa. Não queria seguir no esporte porque não enxergava a importância que ele viria a ter na minha vida e das pessoas que me cercam. Foi a fé e a confiança que os meus treinadores depositaram em mim que me fez descobrir esse universo de possibilidades e decidir me dedicar ao atletismo profissionalmente”, conta Raíssa.

Das diversas competições em que participou, Raíssa destaca os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, como um dos que mais a inspiraram a seguir no esporte e se dedicar cada dia mais ao seu desenvolvimento. “Minha condição física estava excelente, mas eu não estava psicologicamente preparada. A pressão da importância dos jogos e o medo de não apresentar o meu melhor rendimento fizeram com que eu terminasse em 6º lugar no ranking, apesar de estar fisicamente preparada para conquistar o pódium. Essa foi uma lição muito importante que levei para as próximas competições em que participei”, explica.

O sucesso no atletismo fez com que as pessoas passassem a prestar mais atenção em Raíssa, abrindo horizontes para uma nova oportunidade: ser influencer digital. Com mais de 113 mil seguidores no Instagram e 33 mil no TikTok, a para-atleta compartilha desde vídeos com desafios lançados nas redes sociais, hype do momento, até seu dia a dia de treinos, rotina em casa, dicas de cabelo, maquiagem e autocuidado com o público com uma linguagem espontânea e divertida.

“Quero que as pessoas me vejam como eu sou: mulher, preta, cacheada, atleta, cadeirante, influencer, guerreira. Saber que sou capaz de inspirar as pessoas a lutarem com garra pelos seus objetivos e se amarem como são é uma honra e felicidade para mim”, completa Raíssa.

Acompanhe Raíssa Machado nas Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/raissarochamachadooficial/

TikTok: https://vm.tiktok.com/ZMJExgg2q/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *