Jogos de Tóquio: práticas esportivas que podem ser feitas em casa

Especialista da Anhanguera fornece dicas para quem quer aproveitar o período para se exercitar

 

Desde o dia 23 de julho, milhares de brasileiros estão acompanhado de perto as emoções dos Jogos de Tóquio, no Japão. A competição que termina em 08 de agosto, conta com 46 modalidades esportivas em sua 32ª edição na era moderna. Enquanto os jogos acontecem do outro lado do mundo, há quem se empolgue para começar a praticar esportes. Há práticas, inclusive, que podem ser feitas sem sair de casa. É o que conta a coordenadora dos cursos de Nutrição e de Educação Física da Faculdade Anhanguera, Prof. Liliany Faicari.

Começando pelas modalidades mais populares no Brasil, quem tem um bom espaço em casa ou conta com quadras no condomínio, pode chamar a família e aproveitar um jogo de futebol. “Uma partida de meia-hora pode queimar entre 150 e 220 calorias, dependendo do peso do jogador. Mas se preferirem uma partida de vôlei, outro esporte tradicional e popular da competição, também em 30 minutos é possível queimar de 90 a 133 calorias”, comenta a coordenadora.

O basquete também é uma pedida. Uma novidade para Tóquio é a modalidade 3×3, parecido com o basquete de rua. O jogo dura até uma das equipes chegar aos 21 pontos. São queimadas entre 240 e 350 calorias. Por último entre os esportes de equipes e quadras, o handebol é o campeão do emagrecimento, uma vez que consome entre 360 e 530 calorias.

Comum entre os exercícios praticados em casa durante a pandemia de Covid-19, o levantamento de peso pode ser uma das modalidades acessíveis ao público. Meia hora de exercícios, de forma moderada, gasta até 130 calorias. Mas, há quem prefira as telas. Games simuladores também são interessantes. Opções que oferecem games como boxe, tênis, basquete e surf em forma de realidade aumentada são aliadas do corpo e podem ser alternativas bacanas.

“O que importa é não ficar parado e aproveitar os Jogos de Tóquio de maneira a inspirar-se nos grandes atletas que veremos nas transmissões. Além da queima de caloria, as atividades físicas podem evitar lesões e dores, reduz o risco de doenças crônicas, melhora a qualidade do sono e melhora o humor, sintomas de depressão, ansiedade e estresse”, finaliza Liliany.

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.  Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/.

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *