ROBERTA BORRELLI, ESPECIALISTA EM GESTÃO DE PESSOAS, FALA SOBRE O FUTURO DAS HABILIDADES PROFISSIONAIS

Saber lidar com pessoas é uma habilidade independente de qualquer cenário futuro
 

Em até cinco anos, 40% das habilidades essenciais exigidas atualmente dos profissionais vão mudar. No mesmo período, o tempo gasto em tarefas executadas por seres humanos e máquinas tende a se igualar. As conclusões apontadas no relatório The Future of Jobs 2020, divulgado em outubro pelo Fórum Econômico Mundial, destacam disrupções relacionadas à pandemia, observadas até o momento em 15 setores econômicos de 26 países. O documento também projeta a expectativa de mudança nas habilidades valorizadas no cenário futuro.

As dez principais a serem desenvolvidas até 2025, segundo o Fórum Econômico, estão relacionadas a fatores como transformação digital, autogestão, resolução de problemas e capacidade de lidar com pessoas.

Roberta Borrelli, especialista em gestão de pessoas, comenta esse cenário:

É inevitável não pensar nas mudanças das habilidades profissionais quando olhamos para todos os impactos da pandemia na necessidade de adaptação ao cenário e permanência no mercado. Sendo assim, as empresas, que também precisaram adequar seus processos, buscam pessoas que atendam ao perfil desta nova era, com habilidades e principalmente disponibilidade para quebrar paradigmas e acompanhar a transformação digital e as demandas diferenciadas.

Uma verdadeira onda de grandes desafios, tanto com situações para superar as dificuldades, quanto oportunidades para desenvolvimento, afinal, é preciso lidar com diferentes ambientes, diferentes demandas e diferentes ferramentas, pois não somente a forma de execução das tarefas, como as próprias tarefas, são outras. Nesse ritmo, as pessoas seguem buscando aprimoramento e desenvolvimento de suas habilidades, que no contexto da competência comportamentais, está associada ao “saber fazer”. Ainda que o conhecimento seja em nível elevado e as pessoas queiram realizar suas tarefas, só terão aderência com o perfil no cenário futuro, se a partir de agora buscarem experiência e oportunidades para saber fazer o que será exigido.

“Não posso aqui deixar de destacar, como especialista em gestão de pessoas, que a capacidade de lidar com pessoas é uma habilidade que se manterá independente de qualquer cenário ou necessidade de mudança. E, se as empresas também não se desenvolverem nessa habilidade, não serão capazes de reconhecer e valorizar todo o potencial humano que fará diferença na sua trajetória de sucesso. As pessoas são os poderes das organizações!”, ressalta Roberta Borrelli.
As pessoas buscam por crescimento pessoal e profissional mas, muitas vezes, não sabem como protagonizar suas escolhas, por não conhecerem seus talentos e potenciais. Estamos  acostumados a medir e melhorar nosso desempenho o tempo todo, pois é o que esperam de nós – a entrega! Descobrir os talentos, potencializar a sua versão atual e estar disponível para se reinventar, é a verdadeira preparação para o próximo passo em busca do sucesso.

O projeto MotivarAção, criado pelas psicólogas Roberta Borrelli e Beatriz Moura, tem como objetivo proporcionar a oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional para quem busca crescimento, para quem deseja reconhecer seus talentos para se reinventar e ter sucesso, e não sabe como se preparar para dar o próximo passo.

“Se diante de uma tomada de decisão, você tem medo de errar ou não consegue entender o motivo de, na maioria das vezes, não levar seu projeto adiante, precisa saber como organizar suas ideias! Nem sempre as decisões te levarão para o melhor caminho, mas todas as decisões fazem parte do seu amadurecimento e da sua história. Não tenha medo de errar! Analise as oportunidades e tome as decisões. Arrisque!”, afirma Roberta Borrelli.

A seu lado, a psicóloga Beatriz Moura tem se dedicado à  apoiar o processo de maturidade e autonomia para mentoria, a partir da terapia cognitiva. Identificou, em parceria com Roberta Borrelli, a oportunidade de utilizar a terapia cognitiva para apoiar as pessoas na análise de melhores práticas para lidar com o que interfere na tomada de decisão e crescimento para a trajetória profissional de sucesso. Beatriz contribui com sua experiência no atendimento clínico, para avaliação de aptidão para encaminhamento ao processo de mentoria e apoio na elaboração das estratégias para desenvolvimento das competências comportamentais.

Instagram:
Roberta Borrelli @robertaborrelli
MotivarAção @_motivaracao 
Beatriz Moura @byamourapsi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *