São Paulo Companhia de Dança anuncia programação online de 04 a 15 de maio

Polígono Revisitado (2009), de Alessio Silvestrin, será apresentado em versão completa

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, revela as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 04 a 15 de maio.

A partir do dia 08/05, o público vai poder conferir na íntegra a transmissão de Polígono Revisitado, criado por Alessio Silvestrin em 2009, em uma versão revisitada da primeira coreografia criada para a Companhia, em 2008. Assinada pelo próprio coreógrafo italiano, a nova versão ganhou uma duração menor e mais intensa. primeira coreografia criada para a Companhia, em 2008. A obra exemplifica nos movimentos nos corpos dos bailarinos a estrutura da música, uma releitura do Het Collectief para a Oferenda Musical, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Unindo a técnica clássica à linguagem contemporânea, a construção da cena ganha perspectiva no palco construído pelo cenário de painéis e tules.
O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz, sempre às sextas-feiras.
Em um aprofundamento sobre a primeira obra da SPCD, Polígono, outros conteúdos serão veiculados nas redes sociais da SPCD: na quarta antes da estreia da obra em streaming, um documentário sobre a criação do trabalho e sua versão revisitada com os artistas, contando os bastidores e curiosidades da coreografia.

Adaptando o programa educativo Palestras de Dança para o mundo virtual, a ação #SPCDdigital passa a disponibilizar os conteúdos da atividade para aos profissionais ligados à esta arte em formato on demand. As palestras relacionam a dança com outras áreas do conhecimento e ressalta como ela pode ser utilizada como elemento educativo e sensibilizador. Os conteúdos serão divididos em quatro partes e serão enviados diretamente aos participantes, sempre às sextas-feiras, e ficarão disponíveis por 30 dias. A estreia terá como tema a palestra A Escrita da Dança, que aborda a história da dança cênica ocidental em suas principais vertentes. Para se inscrever, basta acessar o site da Companhia: www.spcd.com.br/inscricoes.php.

Com a volta dos bailarinos do período de férias, o bate-papo virtual pelo Instagram da São Paulo Companhia de Dança será comandado por Milton Coatti, professor ensaiador da SPCD, que irá comentar trechos de Mira, obra coreografada por ele em 2018. Desenvolvida sob a ideia de visualização em 360º e realidade virtual (VR), o trabalho procura traduzir em movimento as questões que assolam o ser humano. Durante a live, Milton divide a tela com Otávio Portela, bailarino da Companhia que esteve presente na criação da obra e ambos irão responder a perguntas do público virtual.

O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Aracy Evans e José Possi Neto.

A campanha acontece em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (São Paulo Companhia de Dança). A iniciativa se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo em enfrentamento à disseminação do novo coronavírus (COVID-19), para oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares dialogando com a arte.

#SPCDdigital – Cronograma de 04 a 15 de maio

Data: 04/05 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Aracy Evans
O que é: Documentário sobre uma das mais importantes mestras no ensino da arte da dança no Brasil. Disponibilização de vídeo na íntegra

Data: 06/05 (quarta-feira)
Conteúdo: Canteiro de Obras – Polígono
O que é: Vídeo sobre os bastidores da criação da obra coreografada em 2008 e também sua versão revisitada em 2009, ambos trabalhos assinados pelo coreógrafo italiano Alessio Silvestrin. Disponibilização de vídeo na íntegra

Data: 08/05 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra completa – Polígono Revisitado
O que é: Transmissão da obra revisitada, em 2009, por Alessio Silvestrin. Disponibilização de vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias

Data: 11/05 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – José Possi Neto
O que é: Documentário sobre o bailarino que se tornou referência à frente da direção de dança de diferentes grupos do país. Disponibilização de vídeo na íntegra

Data: 13/05 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – Mira por Milton Coatti e Otávio Portela
O que é: Live no perfil da SPCD no Instagram onde o criador da obra recebe um dos principais bailarinos da coreografia para comentar um trecho da obra, contanto curiosidades e bastidores do balé. Na sequência, o público poderá bater um papo com ambos

Data: 15/05 (sexta-feira)
Conteúdo: Palestras de Dança SPCD – #01 A Escrita da Dança
O que é: Na estreia das palestras virtuais, voltadas aos profissionais ligados à dança, a diretora artística da Companhia, Inês Bogéa, aborda a história da dança cênica ocidental em suas principais vertentes

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês BogéaCriada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais de 142 cidades, em mais de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou 30 prêmios, nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *