PLÁCIDO VAZ lança SODADE (Saudade) e fala com exclusividade para o Espaço Brasil

Foto: @viventeandante

 

O jovem cantor e compositor cabo-verdiano, Plácido Vaz, acaba de lançar o single “Gana Bai”, nas plataformas digitais YouTube e Spotify. A música é uma composição do irmão de Plácido Vaz, Natalino Vaz, conhecido no mundo artístico como Rapper Young Tb e fala de separação, imigração, saudade de casa, dos pais, dos amigos.

 

“Gana Bai” foi produzida pelo músico e produtor cabo-verdiano Edson Sanches (Julinho), residente em Aveiro (Portugal), que também está a produzir vários outros temas do primeiro álbum de Plácido Vaz.

 

“Quando meu irmão me enviou a música eu achei que ele queria que eu apenas ouvisse a música,mas,para a minha alegria ele pediu que eu gravasse a canção que era uma forma de matar a saudade já que eu estou cá e ele permanece morando em Cabo Verde”, conta o cantor.

 

“Gana Bai” foi gravada em Crioulo, língua materna de Plácido Vaz e traz imagens que mesclam as praias de Matosinhos, Leça de Palmeiras em Portugal e as ilhas de Cabo Verde.

 

Plácido explica que “esse é o primeiro de vários singles que antecede o álbum que está em produção de nome “Caminho Lonji'” com músicas de Cabo Verde, produzido em conjunto com o colega músico Jota, do grupo Kriol’Art, e “mais alguns produtores e músicos amigos”.

 

O álbum, a ser brevemente apresentado, deverá ter entre 10 a 12 faixas e todas compostas pelo cantor. “As minhas composições falam de saudade, amor, esperança, tem muito da cultura musical da minha terra, dos ritmos africanos, um pouco da musicalidade brasileira e também tem muito das experiências vividas cá em Portugal”, explica o cantor.

 

Plácido Vaz, 32 anos, é natural do concelho de Achada Bolanha, Calheta de São Miguel, interior de Santiago. EM 2006 o cabo-verdiano chegou ao Porto para cursar a Universidade de Direito, mas, a música falou mais alto e desde 2013 tem feito concertos quer a solo, como também com amigos e com a Banda Kriol’Art. “A música está na minha vida desde criança,pois eu cantava na igreja,mas só depois que vim pra cá é que percebi que não há nada que eu goste mais de fazer do que cantar e tocar os meus instrumentos”, conta Plácido.

 

O cantor já se apresentou em diversos bares e casas noturnas em Portugal, em programas de televisão, conferências, eventos culturais como apresentações literárias, exposições de arte,mas para Plácido Vaz, o momento mais gratificante foi se apresentar para o Presidente da República de Cabo Verde, Sr Jorge Carlos Fonseca, quando o Presidente esteve na Universidade do Minho em Braga e para o Primeiro Ministro, Sr. Ulisses Correia e Silva no Global Business.

 

Paralelo ao álbum “Caminho Lonji”, Plácido Vaz musicaliza os poemas do jornalista brasileiro Álvaro Tallarico. “A proposta desse trabalho é juntar as duas culturas mesclando com a arte portuguesa, com a alma boêmia da cidade do Porto. De Cabo Verde para a Cidade Invicta. Da Invicta os sonhos para o mundo”, finaliza Plácido.

 

Plácido Vaz falou rapidamente com o Espaço Brasil pelo whatsapp sobre os artistas brasileiros.

 

ESPAÇO BR: Plácido, no Brasil existem compositores e cantores maravilhosos. Quem são os artistas brasileiros que inspiram você?

Plácido Vaz: Existem muitos compositores que admiro muito, posso citar alguns Como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque. Existem compositores do samba como Cartola, Paulinho da Viola e tantos outros que nem consigo lembrar porque sempre ouvi muita música Brasileira desde menino.

ESPAÇO BR: Com quem você gostaria de fazer um dueto aqui no Brasil?

Plácido Vaz: Os artistas brasileiros que mais ouço são, principalmente, os mais antigos. Pra fazer um dueto eu diria o Seu Jorge que gosto muito.

ESPAÇO BR: Você compõe. Tem algum cantor ou cantora que você gostaria que gravasse uma composição sua?

Plácido Vaz: Seu Jorge ou Maria Gadú, pois, são artistas que sempre admirei. A Maria Gadú, por exemplo, já esteve em Cabo Verde e faz concertos(shows) com a cantora Cabo Verdiana Mayra Andrade. Na verdade, acho que seria uma honra se tiver a oportunidade de fazer parceira com algum artista Brasileiro porque ajuda sempre a crescer como artista.

 

VÍDEO “GANA BAI”

https://youtu.be/oFkUoSn-Uxw

Plácido Vaz FB E INSTAGRAM

https://www.facebook.com/plax.vaz

@placidovazcv

No Spotify e outras plataformas digitais :

https://open.spotify.com/album/26gmzl…

LETRA “GANA BAI”

Nos emoson ta ponu longe

Deta na areia ta procura nuvens

Mi k bo eclipse beijos e caricias

disposto a bai undi bu lebam

Mas Foi destinu ki dja lebau

Pa um minuto bo bu staba li

Bu tevi k despide

Bai pa longe mi

Ai emigrason forti ta kema

Sodade ntene gana bai

Sodade nha Mãe e de pai

Ntem sodade sodade de nhas Ilhas

Labanta cedo npega na telefone

Telefona familias pergunta pa nha ilha

Ntem sodade la

Tem momentos ki nta txora ti nka pode

So nlembra nhas amigos

As ves é tao perdido

Deus ta força o kin nreza

Emigração ta entra nos vida

É ta toma nos força é ta leba

É ta traze solidon pa nu carega

Hora despide forte abraço ma nu tem k bai

Sodade ntene gana bai

Sodade nha Mãe e de pai

Ntem sodade sodade de nhas Ilhas

Sodade, gana bai

sodade, sodade

sodadi di nhas ilhas

Labanta cedo npega na telefone

Telefona familias pergunta pa nha ilhas

Nteni gana bai (2x)

Sodade di nhas ilhas

One Reply to “PLÁCIDO VAZ lança SODADE (Saudade) e fala com exclusividade para o Espaço Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *